sábado, 16 de junho de 2012

Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes!

Ola amadinhos ...

Ha alguns dias pedi para um amigo de blog : " Jonathan " do blog http://catequesecomcriancas.blogspot.com.br/ , me auxiliar com materiais para trabalhar na catequese, mas o tema não é muito comum e nem tão facil de trabalhar com crianças: " Abuso Sexual contra Crianças ".

Iniciei a catequese hoje com oração (é claro), em seguida dei inicio ao tema e conversei com eles do porque estava passando este assunto.
Tinha também baixado da net o video do depoimento da Xuxa sobre o abuso que ela sofreu na infancia e falou a todo o Brasil no Fantástico.

Olha eles assistindo o video :


Estavam todos prestando atenção :


Depois conversei com eles mais um pouco sobre o video , e também passei uma avaliação sobre o video com algumas perguntas que elaborei .

Foi feito também uma cartilha muito legal e outros materiais para interagir com os catequizandos. Da cartilha, fiz uma TV MALUCA . As crianças A-D-O-R-A-R-A-M ...


Olha a cartilha ai oh:


Entreguei também um desenho bem bacana para que eles pintassem em casa e semana que vem vão me entregar para que colemos em nosso mural para que todos vejam seus trabalhinhos e que possa ajudar também outras pessoas.



Fiz também um recadinho para os pais explicando o motivo pelo qual resolvi introduzir este assunto na catequese, para que os pais fiquem sossegados e não fiquem pensando que talvez eu saiba de algo que eles possam não saber.

Finalizei a catequese com oração pedindo a Deus que cuidasse de nossas crianças e também pedi a eles que agradecessem a Deus por tudo o que eles quizessem!

Foi muito divertido !!! As crianças adoraram !!!

Não perca tempo ... se souber de algum caso de abuso DENUNCIE : dique 100 !


Beijos com carinho e Abraços Abençoados !
Denyse Prado.
Catequista.







4 comentários:

  1. Olá, seja bem vinda ao grupo dos catequistas unidos. Abraços e tenha um final de semana abençoado.

    ResponderExcluir
  2. Denyse, que coragem a sua minha amiga... Quem sabe, um dia serei uma catequista assim tb, não é mesmo?
    Olha, gostaria que partilhasse mais sobre a percepção das crianças em relação a este assunto.
    Eles já sabiam o que estava acontecendo com a Xuxa? Algum deles já tinham ouvido falar neste assunto? Quais foram as perguntas que eles fizeram?
    Que Deus abençoe o seu ministério, sempre com a luz do Espírito Santo.

    Um beijo Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola JUliana, porque coragem? temos que abordar na catequese todo tipo de assunto, principalmente estes que são mais perplexos e complicados.
      Pedi muito que o Espírito Santo me usasse para que eu pudesse proferir apenas as palavras certas, e assim foi feito.

      Então as crianças ja tinham sim ouvido falar sobre isso e algumas até ja tinham visto o video da Xuxa.
      A primeiro momento, eles ficaram um pouco assustados, porque não é comum este assunto, mas depois eles se soltaram e compartilharam mais sobre o tema.

      Perguntas não fizeram muitas, é que a cada parte da historia da Tv maluca, fui fazendo perguntas e comentários sobre a histórinha. Assim ficou mais facil eles assimilarem e entenderem tudo.

      Obrigada por seu carinho.
      Deus abençõe vc tb e peça ao Espírito Santo que guie seu ministério tambem.

      Um beijo Denyse.

      Excluir
  3. Olá, vi através do blog catequese na net que vc tb está fazendo parte do grupo catequistas unidos e vim fazer minha visitinha! Seja bem vinda!!! Abraços

    ResponderExcluir